quarta-feira, 22 de julho de 2009

Planejamento Turístico

Antes de discutir as questões de politicas publicas, ideias e os beneficios do turismo sustentável, gostaria de explicar ao leitor o conceito de planejamente que pude aprender ao longo dos anos de faculdade.
O conceito de planejamento está relacionado com a busca de informações, tomadas de decisões, estabelecendo planos e metas, assim como formas de aplicação dessas ações planejadas. Planejamento é um conjunto de ações coordenadas e integradas entre si, visando à obtenção de resultados.
Pode-se dizer que o planejamento turístico é a base que sustenta as tomadas de decisões e aplicação dos recursos financeiros e técnicos no plano de desenvolver o espaço geográfico.
Sendo assim, o planejamento turístico é a analise de uma atividade turística de um determinado espaço, diagnosticando seu desenvolvimento e fixando um modelo de atuação, mediante o estabelecimento de metas, objetivos, estratégias e diretrizes elaboradas por profissionais da área – Bacharéis em Turismo – pretendendo impulsionar e integrar o turismo como atividade econômica no local inserido.
Vale ressaltar que para o sucesso de qualquer planejamento turístico faz-se necessário a integração dos setores públicos (oferecendo a infra-estrutura básica e o suporte) e privados (incentivos financeiros e investimentos em empreendimentos turísticos), assim como da comunidade local. A utilização dos profissionais formados em Turismo se torna importante e essencial para saber utilizar meios de integrá-los.
Há diversas teses definindo o melhor modelo para o planejamento estratégico de localidades turísticas, direcionando-o a estabelecerem duas etapas principais: analise sensorial (ambiental) e o plano estratégico.
Análise sensorial é a primeira etapa do planejamento estratégico relacionado ao desenvolvimento do turismo no espaço geográfico. Consiste no levantamento de dados com base em informações científicas, sejam através de pesquisas de campo ou de documentações. Nesta fase são obtidas informações sobre as principais vocações da área, de sua comunidade, considerando diversos aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais, entre outros; pontos fortes e fracos da localidade; principais concorrentes como destino turístico, dentre outras informações complementares.
Em uma segunda etapa - plano estratégico - é utilizado os resultados conseguidos anteriormente na análise sensorial, para que sejam definidos a partir de então as ações que será implantada na localidade turística, definindo a forma de aplicação e determinando o tempo para a realização desta ação (curto, médio ou longo prazo). Importante nesta área, que os gestores definam algumas idéias, como o publico alvo que se pretende atingir, posicionamento mercadológico, assim como as ações de marketing para a promoção e afirmação do destino turístico.

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