quinta-feira, 9 de julho de 2009

Definição de Turismo

Olá a todos!! Primeiramente, antes de discutir e opinar sobre as formas de planejamento de um turismo eficiente e sustentável, gostaria de explicar melhor um pouco a complexa definição de Turismo, para auxiliar aos leigos e pessoas que não tenham um conceito formado sobre o mesmo.
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as recomendações da Organização Mundial de Turismo o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo superior a 24 horas e inferior a 60 dias consecutivos, com fins de lazer, negócios e outros."
O conceito criado pela OMT é uma definição simplista e que não exemplifica toda a complexidade do fenômeno turístico em si, porém serve para padronizar o campo de idéias de outros turismólogos e estudiosos do turismo em torno do seu real significado.
A primeira definição do termo “turismo” surgiu em 1911, por meio do austríaco Hermann Von Schullern Zu Schattenhofen que o definiu da seguinte maneira:

É o conceito que compreende todos os processos, especialmente os econômicos, que se manifestam na chegada, na permanência, e na saída do turista de um determinado município, pais ou estado. (HERMANN VON SCHULLERN, 1911).

Ao longo dos anos, vários estudiosos buscaram conceituar o turismo e conclusões e idéias ainda são discutidas devidas sua complexidade e importância como atividade econômica.
Mario Beni, um dos principais estudiosos do turismo no Brasil, membro da OMT, e representante do Conselho de Ética das Américas, definem o turismo como:

É o estudo do homem longe de seu local de residência, da indústria que satisfaz suas necessidades, e dos impactos que ambos, ele e a indústria, geram sobre os ambientes físicos, econômicos e socioculturais da área receptora. (BENI, 1998).

O Turismo, ao contrário do que muitas teses e pesquisas denominam, não é uma indústria, estudo, ou apenas um fenômeno. É uma importante atividade econômica, captadora de grandes divisas, geradora de empregos, ferramenta de desenvolvimento de uma localidade ou país, através da preparação de um ou mais atrativos, podendo ser naturais ou culturais, para a comercialização como destino turístico. Tal atividade abrange uma série de áreas, tais como: gastronomia, transportes, hotelaria, comercio, lazer, entre outros.
Em seu atual site, Beni define de uma forma mais completa o conceito de turismo:

Tenho conceituado Turismo como um elaborado e complexo processo de decisão sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo intervêm inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza motivacional, econômica, cultural, ecológica e científica que ditam a escolha dos destinos, a permanência, os meios de transporte e o alojamento, bem como o objetivo da viagem em si para a fruição tanto material como subjetiva dos conteúdos de sonhos, desejos, de imaginação projetiva, de enriquecimento existencial histórico-humanístico, profissional, e de expansão de negócios. Esse consumo é feito por meio de roteiros interativos espontâneos ou dirigidos, compreendendo a compra de bens e serviços da oferta original e diferencial das atrações e dos equipamentos a ela agregados em mercados globais com produtos de qualidade competitivos. (BENI, site: http://www.mariobeni.com.br/html/apre.html).

Oscar de La Torre o define da seguinte forma:

É o fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem de seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa, nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural. (DE LA TORRE, 1992).

Sendo assim, entende-se que o turismo, ao contrario de um conceito de senso comum, não pode ser considerado apenas como o deslocamento de um individuo para um local diferente de sua moradia, não pode ser relevante apenas o momento da viagem. Envolve todas as ferramentas do setor em torno de um trabalho profissional de pesquisa e planejamento turístico.

3 comentários:

  1. Oiiii Fábio!!!! Achei mto legal vc publicar essas definições de turismo, mto interessante mesmo, para os leigos como eu, rs!
    Parabéns pela conclusão do seu curso!!!
    Boa sorte na sua profissão!
    Tudo de bom!
    Bjos

    ResponderEliminar
  2. Olá Fábio..
    Parabéns pela iniciativa.. O mundo do turismo é um mundo fantástico mesmo..
    Aposto que o blog vai longe assim como o Vida de Turista está indo..
    Parabéns pelo visual do blog também.. Muito impactante..
    Abraço,
    Thiago

    ResponderEliminar
  3. Parabéns! Obrigada pelo artigo, muito útil e explicativo para estudantes e leigos!

    Sucesso,
    www.falandoemturismo.com

    ResponderEliminar